Alianças e jóias

Simbolismo das alianças de casamento

O facto de se trocarem alianças de casamento não nasceu por acaso. Apesar de existirem várias teorias sobre a origem deste ritual, todas convergem no simbolismo da união do casal.

Simbolismo das alianças de casamento Por: Maria João Araújo

Apesar de nos dias de hoje a troca de alianças fazer parte do ritual do casamento, quer religioso como civil, e simbolizar a jura de amor eterno e fidelidade, há diferentes teorias que estão na sua origem.

Simbolismo das alianças de casamento

Uma delas é a de que os antigos bárbaros usavam argolas para capturar as mulheres e convertê-las em suas esposas.

No caso dos casamentos dos faraós, no Antigo Egipto, também se trocavam anéis, que simbolizavam a eternidade e o infinito. Além disso, todos os anos renovavam os seus votos de amor e trocavam os anéis por outros novos.

Outra teoria é a de que esta tradição tinha na sua origem pagã uma conotação sexual, em que a acção de colocar o anel significava uma penetração.

As alianças também estiveram presentes nas tradições da Grégia e Roma Antiga. No caso dos romanos, eles acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava a “veia do amor”, que estava directamente ligada ao coração, e este ainda é hoje o dedo usado para levar a aliança.

A partir do século IX, a Igreja Cristã adoptou as alianças como símbolo da união e fidelidade entre os casais, e o próprio fabrico destas em ouro foi motivado pela Igreja para aumentar o seu simbolismo.

Além das diferentes teorias, há também crenças associadas às alianças. Por exemplo, há uma que diz que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.
<


    Também pode interessar...
  • Bijuteria para noivos
    Bijuteria para noivos Para os noivos que querem oferecer algo simbólico um ao outro, a bijuteria com palavras ou nomes inscritos é uma óptima sugestão.
  • Alianças de casamento com mensagens românticas
    Alianças de casamento com mensagens românticas Tendo em conta que as alianças de casamento são detalhes muito especiais, que acompanharão o casal para o resto da vida, muitas joalharias têm fugido ao tradicional, lançando peças realmente surpreendentes e originais, cada vez mais luxuosas e atraentes. É o caso das alianças de casamento com mensagens românticas, que abrem e fecham.
  • Ourivesaria Tavares, jóias intemporais para noivos
    Ourivesaria Tavares, jóias intemporais para noivos A Ourivesaria Tavares, fundada em 1922, é uma referência para os que procuram das clássicas às mais arrojadas alianças e jóias para casamentos. Personalizadas, mas sempre intemporais. Com uma equipa muito profissional, que aconselhará os noivos sobre os mais pequenos detalhes e que aposta num atendimento feito à sua medida, para que tenha o anel de noivado e aliança de casamento com que sempre sonhou.

vote
 
inserirumComentário
Autor:
Texto:

Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Os vestidos de noiva com franjas inspirados nos anos 20 prometem fazer sensação em 2015. À semelhança de outras marcas espanholas como Rosa Clará ou YolanCris, a Pronovias também apostou nesta tendência. Fiquem com ... [Ver o Blog]