Alianças e jóias

Significado do anel de pedido e da aliança de casamento

Não existe casamento sem noivado, nem noivado sem anel. Oanel de pedido está nos hábitos sociais mais antigos. Desde o tempo dos romanos que este se usa no dedo anela da mão esquerda e significa que a noiva está comprometida. Veja também o que simboliza a aliança de casamento.

Significado do anel de pedido e da aliança de casamento
Fique a conhecer o significado do anel de noivado, um hábito social antigo, uma forma de mostrar que a noiva está comprometida. Veja também o que simboliza a aliança de casamento e lembre-se que é uma jóia pensada para ser usada para o resto da vida do casal.

  • O anel de pedido de casamento

    1Não existe casamento sem noivado, nem noivado sem anel. O anel de pedido está nos hábitos sociais mais antigos. Desde o tempo dos romanos que este se usa no dedo anela da mão esquerda e significa que a noiva está comprometida.
  • 2Actualmente, o anel de pedido ou de noivado continua a ser dado como promessa de fidelidade. A sua forma, em círculo, representa o ciclo de vida, a fertilidade e o amor.
  • 3O anel de noivado costuma ser em ouro, amarelo ou branco e com pedras preciosas. Os brilhantes são o mais apreciado pela sua beleza e valor. Qualquer que seja o modelo, o noivo deve ter em atenção ao escolher o anel de noivado o estilo da noiva. Deverá ser intemporal.


  • A aliança de casamento

    1O ritual da bênção das alianças de casamento continua a ser um dos momentos mais solenes e comoventes da cerimónia religiosa. Para além de marcar o momento em que os noivos estão formalmente casados, as alianças acompanham-nos para o resto da vida como símbolo de amor e união e, obviamente, como sinal do estado de casado.
  • 2A aliança de casamento usa-se no dedo anelar da mão esquerda desde a civilização egípcia. Actualmente, é comum inscrever-se o nome dos noivos e a data do casamento no interior das alianças.
  • 3As alianças de casamento costumam ser escolhidas pelo noivo e oferecidas pelos padrinhos. No entanto, devem ser experimentadas com alguma antecedência antes do casamento, para haver tempo para ajustar à medida dos noivos! No momento da bênção das alianças, estas costumam ser entregues por uma criança numa bandeja de prata. Depois de postas no dedo de um e de outro os noivos estão formalmente casados
  • 4Habitualmente, a fórmula das alianças de casamento varia pouco, sendo o mais comum um simples aro de ouro amarelo. Se os noivos quiserem fugir ao simples e tradicional, e ser criativos, a aliança pode ser formada por três ouros (amarelo, branco e cinzento), ou simplesmente em ouro branco, incrustado de diamantes.
  • 5Não é costume haver outras variações no formato da aliança de casamento, pois se tudo correr bem, esta será para usar o resto da vida. Por isso, quanto mais clássica e cómoda for, melhor. Convém não esquecer que a maior parte dos homens não está habituado a usar anéis, razão pela qual é sempre melhor optar pelo simples e convencional.


Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com


    Também pode interessar...

Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Os vestidos de noiva com franjas inspirados nos anos 20 prometem fazer sensação em 2015. À semelhança de outras marcas espanholas como Rosa Clará ou YolanCris, a Pronovias também apostou nesta tendência. Fiquem com ... [Ver o Blog]