A cerimónia do casamento

Rituais do casamento religioso

O casamento católico é um acto importante que requer alguma preparação e protocolo. Embora exista um ritual próprio de liturgia, os noivos podem personalizar este momento tão especial, escolhendo os textos, as leituras e músicas que mais gostariam de ter presentes na missa do seu casamento. Podem ainda propor orações (oração dos féis, consagração do matrimónio a Nossa Senhora etc) e ter, por exemplo, o discurso ou testemunho de um dos padrinhos ou amigos próximos

Ritual do Casamento Religioso
O casamento religioso é um acto importante que requer alguma preparação e protocolo. Embora exista um ritual próprio de liturgia, os noivos podem personalizar este momento tão especial, escolhendo os textos, as leituras e músicas que mais gostariam de ter presentes na missa do casamento.

Podem ainda propor orações (oração dos féis, consagração do matrimónio a Nossa Senhora etc) e ter, por exemplo, o discurso ou testemunho de um dos padrinhos ou amigos próximos. Para facilitar essa tarefa, aqui fica a descrição dos passos mais importantes de um casamento católico, para que os noivos prepararem devidamente o ritual do casamento, adaptando e personalizando ao seu estilo. Todas estas diligências devem ser preparadas com o padre que irá presidir ao casamento religioso.

Habitualmente, os noivos podem escolher se a celebração terá ou não missa. Embora a maioria dos padres prefira celebrar um casamento com missa, a verdade é que os noivos são livres de escolha. Devem também escolher as leituras e o salmo responsorial da Liturgia da Palavra. Existem três leituras, a primeira das quais deve ser do Antigo Testamento e outra das leituras deve falar do Matrimónio.

Elementos da Celebração do Matrimónio com missa


  • 1Acolhimento e ritos iniciais. A cerimónia do casamento começa com as boas vindas do padre aos noivos e convidados, agradecendo a presença de todos.
    2Liturgia da palavra. Os noivos podem escolher as leituras do casamento religioso e o salmo responsorial da Liturgia da Palavra. Pode haver três leituras, a primeira das quais deve ser do Antigo Testamento.
    3Homília. Este é o momento em que o padre explica o sentido das leituras escolhidas e fala da importância do sacramento no matrimónio.
    4Celebração do sacramento do matrimónio. Depois de uma breve introdução, o sacerdote interroga os noivos sobre a liberdade do seu consentimento e as suas disposições de fidelidade e de aceitação e educação dos filhos, e cada um dos noivos responde.
    5União das mãos e consentimento.O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento, dizendo:
    Uma vez que é vosso propósito contrair o santo Matrimónio, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento, na presença de Deus e da sua Igreja. Os noivos unem as mãos direitas.
    Noivo diz: Eu João recebo-te por minha esposa, a ti Ana, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
    A Noiva diz: Eu Ana recebo-te por meu esposo a ti João e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
    6Aceitação do consentimento.
    7Bênção e entrega das alianças.
    O sacerdote abençoa as alianças. O esposo coloca no dedo anelar da esposa a aliança, dizendo:
    Ana recebe esta aliança, como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Do mesmo modo, a esposa coloca no dedo anelar do esposo a aliança a ele destinada, dizendo: João recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
    8 Oração universal ou dos fiéis. Este é o momento em que se pede no casamento religioso pelos noivos, pela sua união, pela igreja católica, pelos falecidos e necessitados
    9 Liturgia eucarística: apresentação das ofertas, oração eucarística, Pai-Nosso, Bênção Nupcial, comunhão (se não houver missa omite-se a liturgia eucarística. Se os noivos estiverem preparados, pode haver distribuição da comunhão.
    10Oração conclusiva e bênção final.


Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com



Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Não são apenas os casamentos temáticos que estão na moda. Os casamentos 2 em 1 também. Casamentos em que a noiva festeja o seu aniversário, como o da Catarina. Casamentos em que os noivos comemoram o seu aniversário ... [Ver o Blog]