A cerimónia do casamento

Reunião com o padre

Tudo o que convém saber e o que não se deve deixar de perguntar na reunião com o Padre que irá presidir à celebração do casamento.


A reunião com o padre

Um dos primeiros passos a dar pelos noivos mal saibam o dia em que querem casar é saber se a igreja estará disponível na data pretendida e, se sim, reservá-la com o padre que irá presidir à cerimónia do casamento.

Nessa altura, é importante ter uma reunião com o padre para combinar todos os pormenores que digam respeito à cerimónia religiosa. Mesmo que os noivos costumem ir à missa e conheçam os principais procedimentos e rituais da celebração eucarística, o dia do casamento exige uma preparação antecipada e a máxima atenção aos detalhes.

Há que ter em conta que a maior parte
dos casamentos se realiza no Verão,
e que existe o risco das igrejas mais
bonitas estarem ocupadas."

É necessário definir se a celebração do casamento será com ou sem missa. Embora alguns padres prefiram com missa, a verdade é que os noivos podem optar. Depois disso, é importante decidir as leituras e este será, concerteza, o momento ideal para fazê-lo. Ninguém melhor do que o padre poderá aconselhar os noivos sobre as leituras mais adequadas ao matrimónio. Esta é também a altura indicada para definir quem irá ler as leituras. Por norma, os noivos escolhem um dos familiares ou padrinhos, mas é bom que fique decidido e não caia no esquecimento até à última hora.

Finalmente, é preciso ensaiar os principais passos do casamento, que consistem no seguinte: rito do matrimónio, consentimento, bênção e a entrega das alianças. Embora estes rituais variem pouco, é importante que os noivos conheçam em linhas gerais o que se vai passar, e que escolham a fórmula que mais se adequa ao seu estilo.

Apesar de tudo, poderão ainda existir algumas dúvidas por parte dos noivos.

É essencial esclarecer com o padre os seguintes aspectos:


  • 1 Quantos padres poderão celebrar a cerimónia. Se os noivos tiverem interessados em ter mais do que um padre, é preciso esclarecer quem celebra, quem faz a homilia,etc.
    2 Saber se é possível haver amigos ou familiares a acolitar a missa.
    3 Se a escolha das leituras é livre ou obedece a algum critério.
    4 É possível os padrinhos ou familiares fazerem um discurso? Cada vez mais os amigos dos noivos gostam de participar na missa.
    5 Se um dos noivos não for católico, saber se é possível celebrar um casamento misto.
    6 Quanto tempo antes os noivos devem confessar-se.
    7 Qual o tempo médio de duração da missa.
    8 Qual a antecedência com que o noivo e familiares mais próximos devem chegar à igreja.
    9 A que horas encerra a igreja.
    10 A igreja tem órgão, coro e um gravador para tocar a marcha nupcial? Existe alguém responsável por essa área. É possível testar o som?
    11 Se os noivos tiverem um coro, onde se devem sentar. Existe alguém para controlar o som? Podem ensaiar na igreja uns dias antes?
    12Existe alguém a indicar onde se devem sentar os convidados e onde deve estar o fotógrafo e o responsável pelo vídeo?
    13Existe uma florista responsável pela decoração da igreja?
    14 Se houver outros casamentos no mesmo dia, existe a possibilidade de terem uma decoração comum? Quem é o responsável por esse assunto.
    15 Quais as zonas da igreja que se podem decorar e pôr flores.
    16 Existe algum problema com o estacionamento perto da igreja. É preciso uma organização especial? PSP?
    17 Quantos padrinhos podem assinar o livro.
    18 No final, existe algum valor a pagar? Se sim, a quem e quanto.


Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com


    Também pode interessar...
  • Dicas de ouro: o que não pode faltar num casamento
    Dicas de ouro: o que não pode faltar num casamento Esta semana as dicas para um casamento de sucesso são da C.H. Festapratodos, empresa especializada na organização de eventos, com larga experiência em tornar o dia de casamento único e inesquecível. Se quer ter um casamento sem que nada falhe, siga as suas dicas.

Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Os vestidos de noiva com franjas inspirados nos anos 20 prometem fazer sensação em 2015. À semelhança de outras marcas espanholas como Rosa Clará ou YolanCris, a Pronovias também apostou nesta tendência. Fiquem com ... [Ver o Blog]