A cerimónia do casamento

Protocolo da cerimónia nupcial

A celebração do casamento, seja numa cerimónia religiosa ou civil, tem algumas regras de protocolo. Para que tudo seja perfeito, cuide cada detalhe ao máximo, desde a entrada dos noivos no carro até à saída para lua-de-mel. Siga estas dicas e verá como o seu casamento será um sucesso.


A celebração do casamento, seja uma cerimónia religiosa ou civil, exige vários aspectos a ter em conta. Para que tudo seja perfeito, cuide cada detalhe ao máximo, desde a entrada dos noivos no carro até ao fim da festa. Siga estas regras de protocolo e verá como o seu casamento será um sucesso.


  • 1A noiva deverá sentar-se à direita, no lado oposto ao condutor. O condutor deve ajudar a noiva a entrar no carro, seguindo-se a entrada do noivo no carro.
    2Depois da cerimónia religiosa, a maior parte dos noivos aproveita o momento do cocktail de entrada para fazer as fotografias.
    3 Enquanto esperam pelos noivos, os convidados aproveitam para tomar um aperitivo e cumprimentar-se uns aos outros.
    4No momento da entrada dos noivos, poderá eleger-se uma música com um significado especial para os noivos, como forma de celebrar a sua entrada.
    5 Os recém casados podem aproveitar este momento para cumprimentar os seus convidados e fazer uns brindes enquanto dura o cocktail.
    6A distribuição das mesas é um tema complicado e que deve ser planeado ao milímetros, tentando colocar-se os convidados de forma a facilitar a comunicação, tendo sempre em conta a que grupo pertencem (família, amigos, companheiros de trabalho, etc) e tentar juntar os que tenham um perfil comum, seja por idade, profissão, etc.
    7É aconselhável alternar as mesas dos convidados mais divertidos com os mais sérios, para facilitar a comunicação.
    8Convém situar à entrada da sala um painel com o esquema das mesas e o nome dos respectivos convidados, para que cada um saiba onde sentar-se.
    9Poderá ainda colocar uma lista por ordem alfabética com o nome dos convidados, de forma a facilitar aos convidados a sua busca.
    10Depois do cocktail, passa-se para a sala do banquete, em que tanto as mesas dos convidados como a mesa presidencial dos noivos estão devidamente organizadas. Os noivos, seguidamente com os padrinhos, são os últimos a entrar na sala e os primeiros a sentar-se na mesa.
    11A mesa dos noivos e dos seus pais deve estar à vista de todos os convidados.
    12Tradicionalmente a noiva fica à esquerda e o noivo à direita. Seguem-se os padrinhos de ambos os lados e respectivos pais ou amigos.
    13Alguns noivos optam por sentar os avós, irmão e o padre na mesa presidencial. O padre costuma ficar à direita da noiva.
    14Geralmente, a mesa dos noivos é a primeira a ser servida, seguindo-se o resto dos convidados.
    15Em cada mesa, deve esperar-se que todos os convidados estejam servidos para se começar a comer.
    16Antes de se cortar o bolo de noivos, servem-se cafés e bebidas alcoólicas. Neste momento os noivos costumam levantar-se para ir às mesas brindar e agradecer a presença dos convidados.
    17Se os noivos tiverem programado oferecer uma lembrança aos convidados, poderão fazê-lo nesta altura. O padrinho poderá distribuir aos convidados e a madrinha às convidadas.


Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com


    Também pode interessar...
  • Dicas de ouro: o que não pode faltar num casamento
    Dicas de ouro: o que não pode faltar num casamento Esta semana as dicas para um casamento de sucesso são da C.H. Festapratodos, empresa especializada na organização de eventos, com larga experiência em tornar o dia de casamento único e inesquecível. Se quer ter um casamento sem que nada falhe, siga as suas dicas.

Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Não são apenas os casamentos temáticos que estão na moda. Os casamentos 2 em 1 também. Casamentos em que a noiva festeja o seu aniversário, como o da Catarina. Casamentos em que os noivos comemoram o seu aniversário ... [Ver o Blog]