A cerimónia do casamento

Protocolo da festa de casamento

Regras e dicas para seguir na missa e depois.

Protocolo da festa de casamento

Regras e dicas para seguir na missa e depois

Com a aproximação da data do casamento, colocam-se algumas questões ligadas ao protocolo do evento. Sendo este um dos dias mais importantes da vida dos noivos, é possível tentar evitar falhas e/ou erros de etiqueta. Aqui ficam algumas dicas que poderão ajudar os noivos a agir em determinados momentos.

Os momentos mais importantes

Entrada da Igreja

A entrada da noiva na igreja é um dos momentos mais esperados e mais emocionantes do casamento e também de maior expectativa e solenidade. Faz parte da tradição do casamento esperar pela entrada da noiva. O atraso aconselhável ronda cerca de 15 minutos, o tempo necessário para que os convidados cheguem e se vão sentando nos seus lugares. Mais do que isso poderá ser confundido com desconsideração, sobretudo pelas pessoas mais velhas.

Nos casamentos em que existe celebração na igreja, a noiva deverá dar o braço direito ao seu pai (ou, na ausência deste, a um familiar) que a conduzirá ao altar, entregando-a depois ao noivo, ao som da marcha nupcial. Este é um momento solene, emocionante e cheio de simbolismo. O noivo – que deverá chegar à igreja cerca de 15/20 minutos antes da hora marcada, geralmente acompanhado pelos seus padrinhos - deverá aguardar a noiva em pé, do lado direito do altar, de forma a dar-lhe a sua esquerda. Quando a noiva chega finalmente ao seu lado (para os noivos mais ansiosos estes segundos podem parecer uma eternidade!) ficam os dois de pé, em frente do padre, de costas para os convidados.

Lugares dos convidados

Relativamente aos lugares dentro da igreja existem também algumas regras de protocolo. Uma vez que a noiva se senta do lado esquerdo da igreja (de quem está virado para o altar) este lado corresponde aos seus convidados e familiares. Seguindo a mesma lógica, o lado direito da igreja corresponde ao noivo e respectivos convidados e familiares.
Os pais da noiva devem sentar-se no primeiro banco da ala esquerda (a mãe costuma ocupar o segundo lugar do banco, enquanto o pai da noiva se senta ao seu lado, no lugar de fora) e os pais do noivo no primeiro banco da ala esquerda.
Se os pais dos noivos forem separados e tiverem, porventura, casado novamente, deverá manter-se a mesma ordem de lugares, desde que não exista qualquer inconveniente por parte do ex-marido/ex-mulher.

Os padrinhos da noiva deverão sentar-se a seguir aos pais da noiva e, os padrinhos do noivo, na ala onde estão os pais do noivo, logo a seguir a estes.

Habitualmente, os familiares e amigos mais próximos deverão sentar-se mais próximo dos noivos, deixando os restantes lugares para os convidados menos íntimos.

O véu e as alianças

O véu da noiva (nos casos em que a noiva leva véu a tapar a cara) é elevado depois da celebração, com a ajuda da mãe da noiva ou de uma das madrinhas. A bênção e a entrega das alianças - normalmente por um dos meninos do grupo das damas de honor, numa salva de prata ou numa caixinha - é outro dos momentos solenes da cerimónia– pois assinala que os noivos estão efectivamente casados. Segue-se o beijo dos noivos: uns preferem dar um beijo na boca, outros na testa ou na face.

Cortejo de saída da Igreja

No final da missa, os noivos e padrinhos deslocam-se ao sacrário para a assinatura do registo. Este momento costuma ser de maior descontracção, pois aproveita-se para tirar fotografias, trocar saudações de forma mais íntima e começar o ambiente de festa.
Concluída a cerimónia e assinados os papéis, o noivo sai com a noiva dando-lhe o braço direito, supostamente seguidos do pai da noiva de braço dado com a mãe do noivo, e o pai do noivo de braço dado com a mãe da noiva (as mulheres seguem sempre à esquerda dos homens), os padrinhos e damas de honor logo a seguir.

No entanto, raramente se assiste ao cortejo de saída, pois no final da missa os pais dos noivos acabam por sair da igreja ao mesmo tempo que os convidados, acabando por esquecer o formalismo instituído.

Os convidados deverão estar à entrada da igreja, preparados para a tradicional chuva de pétalas de rosa (significa sensibilidade e respeito mútuo) e arroz (significa felicidade e prosperidade) e desejar felicidades aos noivos.

Os noivos deverão ser os primeiros a sair da igreja, seguidos dos respectivos pais, de forma a chegarem em primeiro lugar ao local da festa onde irão receber e cumprimentar , pessoalmente, os convidados.

Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com



Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Não são apenas os casamentos temáticos que estão na moda. Os casamentos 2 em 1 também. Casamentos em que a noiva festeja o seu aniversário, como o da Catarina. Casamentos em que os noivos comemoram o seu aniversário ... [Ver o Blog]