A cerimónia do casamento

Preparar o casamento passo-a-passo

Preparar a festa de casamento exige tempo, dedicação e envolve muito trabalho. Planeie com antecedência as actividades que considera mais importantes e, se quer ter uma festa inesquecível, deite mãos à obra mal decida casar. Não deixe nada ao acaso!

Preparar o casamento passo-a-passo

Planeie a organização do seu casamento

Preparar a festa de casamento exige tempo, dedicação e envolve muito trabalho. Planeie com antecedência as actividades que considera mais importantes e, se quer ter uma festa inesquecível, deite mãos à obra mal decida casar. Não deixe nada ao acaso!

Perante a lista infindável de tarefas, tente não entrar em pânico e mantenha a calma, pois esta é uma fase de grandes tensões e discussões. Para além da ansiedade causada pelo próprio evento, surgem as discussões típicas com os pais e com o noivo, sobre tudo e sobre nada.

Para que nada falte nem se esqueça de nenhum pormenor, aqui fica uma lista que os poderá ajudar a organizarem-se. Se não sabe por onde começar, guie-se pelas nossas sugestões.

Por onde começar: decida a data de casamento, o estilo da festa, e trate da papelada


  • 1Escolha o estilo do casamento:
    Decida a data de casamento, o estilo da festa, e trate da papelada. O casamento pode ser formal, informal, familiar, intimista, grande, pequeno, católico ou civil. Depois, comece por tratar dos papéis que dão início ao processo de casamento. É necessário conciliar a disponibilidade da conservatória, do pároco, da igreja, do espaço, e restantes fornecedores.
    2Marque o pedido de casamento e a data de casamento:
    Uma vez que decidiram casar, é altura de apresentar as respectivas famílias. O jantar de pedido de casamento é a primeira reunião entre famílias e marca o início do noivado. Aproveite para definir, em conjunto, um orçamento razoável da festa e para marcar a data de casamento com a família.
    3 Combine um encontro com o Padre:
    Combine um encontro com o padre para marcar a data e a hora do casamento e falar sobre os aspectos relativos à cerimónia. Reserve a igreja com antecedência e inscreva-se num Curso Pré-Matromonial. Visite a igreja e veja as possibilidades de decoração, música, etc.

    Não se esqueça que as igrejas mais
    bonitas são reservadas com alguma
    antecedência nos meses de Verão."

    4Analise as vantagens em ter um organizador de casamentos:
    Decida se quer ter um organizador de casamentos para a ajudar na preparação do grande evento. Para os noivos mais ocupados, existem enormes vantagens em ter alguém que, depois de conhecer o estilo de cada um, apresenta as melhores soluções.
    5Escolha o sítio onde gostaria de casar:
    Pesquise na Internet, visite locais, fale com amigos que tenham casado recentemente, consulte revistas da especialidade, etc. Não se esqueça que os Sábados de Junho, Julho, e Setembro são os dias mais requisitados e que nesta época os preços são mais caros. Reserve com um sinal.
    6 Seleccione o catering e a empresa de decoração:
    Se o local escolhido não tiver serviço de catering e decoração de espaço, procure o que mais se adequa ao seu estilo e orçamento. Recolha ementas, prove alguns pratos e converse com os responsáveis. Negoceie os preços e reserve com um sinal. Assine, se possível, um contrato. Se o orçamento do catering for demasiado alto, existem uma série de alternativas para baixar o preço. Aproveite para personalizar o casamento ao seu gosto. Por vezes, mais vale uma ideia original, do que um menu muito sofisticado.
    Escolha a decoração de acordo com o sítio escolhido. Visite o espaço com o decorador e analise as várias hipóteses, consoante se trate de Verão ou Inverno. Aproveite para ver a facilidade do parqueamento.
    7Comece a pensar no vestido de noiva:
    Cerca de seis meses antes do casamento deverá começara a pensar em escolher o vestido de casamento. Este é um dos passos mais importantes da noiva. Confeccionar um vestido exclusivo demora mais tempo do que comprar um vestido já feito, e de colecção. Comece por ver revistas, visite designers de moda e lojas especializadas. Se não tiver ideia do que quer não se assuste, pois acabará por descobrir o modelo de vestido que mais a favorece.

    Cerca de seis meses antes do casamento
    deverá começar a pensar em escolher
    o vestido de casamento."


    8O noivo deve começar a tratar do seu traje cerca de dois ou três meses antes do casamento:
    Embora seja bastante mais fácil e simples do que a noiva, não deve deixar tudo para a última hora, pois se optar por mandar fazer um fraque ou fato (consoante a hora do casamento), são necessários, pelo menos, dois meses de antecedência.
    Aproveite esse momento para escolher os restantes acessórios: escolha com cuidado e atenção a camisa, o colete, a gravata, os botões de punho (no caso de não terem sido oferecidos pela própria noiva), o cinto, as meias e sapatos. Prepare-se pois será, depois da noiva, o centro das atenções.
    9 Comece a pensar nas flores, música, fotografia e vídeo e transporte da noiva para a igreja:
    Fale com amigos que casaram recentemente, pesquise na Internet, veja revistas da especialidade e tente conhecer o trabalho de cada um. Peça mais do que um orçamento e compare preços e condições. No final, não se esqueça de dar uma lista escrita sobre o que considera imprescindível, para que não haja surpresas finais. Escolha a música da festa e também a música da cerimónia religiosa.
    10Impressão dos convites e lista de convidados:
    Está na altura de mandar fazer os convites de casamento e restante material impresso (o ideal é que haja uma só imagem gráfica em todos os materiais impressos). Consulte dois ou três gráficos, actualize-se em termos de tendências e faça um convite de acordo com o tom que pretende dar à festa: mais conservador ou mais moderno. Faça a lista definitiva dos convidados e mande imprimir os convites. Marque alojamento para os convidados que vêm de longe. Recolha as respectivas moradas e envie os convites com, pelo menos, dois meses de antecedência. Escolha e mande fazer as lembranças que irão oferecer aos convidados.
    11Mande fazer as alianças, escolha a lua-de-mel e faça a lista de casamento:
    Aproveite para começar a pensar no destino para lua-de-mel e marque a viagem de núpcias (quanto mais cedo marcar, mais barato serão os voos). Verifique se tem malas suficientes para a lua de-mel. Aproveite para escolher as lojas onde gostariam de ter as listas de presentes.
    12 Escolha os acessórios que a tornaram uma noiva de sonho:
    Cerca de três meses antes comece a escolher o véu, sapatos, jóias, lingerie, ramo de noiva… Escolha o cabeleireiro (de preferência alguém com experiência em penteados de noivas) e a maquilhadora. Faça o ensaio do penteado e da maquilhagem se possível no mesmo dia, para ver o resultado final e não se esqueça de levar o véu! Marque manicure e pedicure. Se puder, faça uma limpeza de pele quinze dias antes do casamento.

    Poderá ser necessário fazer ajustes na lista
    de convidados. Se houver desistências, aproveite
    para convidar alguem que tenha ficado de fora."

    13 Distribua as mesas dos convidados e faça as últimas confirmações:
    Uma semana antes do casamento, façam o plano de mesas (uma vez que os noivos têm já a totalidade das confirmações) e comecem a pensar na forma como vão indicar aos convidados o lugar nas mesas. Embora esta tarefa seja pouco divertida e trabalhosa, terão que ser os noivos a fazê-la. Poderá ser necessário fazer algumas confirmações de última hora ou ajustes na lista de convidados. Se houver desistências, aproveite para convidar quem ficou de fora.
    14 Faça um check list dos fornecedores:
    Confirme com todos os fornecedores da festa que tudo irá correr como planeado (catering, decoração, fotógrafo, música, cabeleireiro, maquilhadora, etc). Comunique ao catering qual o número certo de convidados.
    15Marque a despedida de solteiros:
    Aproveite e divirta-se. Faça uma despedida de solteiros inesquecível. O ideal é marcar a despedida para uma semana antes do casamento.


Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com



Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Os vestidos de noiva com franjas inspirados nos anos 20 prometem fazer sensação em 2015. À semelhança de outras marcas espanholas como Rosa Clará ou YolanCris, a Pronovias também apostou nesta tendência. Fiquem com ... [Ver o Blog]