A cerimónia do casamento

Frequentar o Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM)

O Curso de Preparação para o Matrimónio é um movimento da Igreja que tem como principal objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio, ajudando-os a conhecerem-se melhor e a reflectir sobre temas ligados à vida do dia-a-dia da vida do casal.


CPM - Casar na Igreja

O Curso de Preparação para o Matrimónio pretende ajudar os noivos a prepararem-se para o casamento. Sendo um movimento da Igreja tem como objectivo principal ajudar os noivos a conhecerem-se melhor e a reflectir sobre temas ligados à vida do dia-a-dia da vida do casal.

Existentes em Portugal desde 1960, pretendem demonstrar a importância do sacramento, sendo, actualmente, um dos requisitos obrigatórios para a celebração de um casamento religioso na igreja católica.

Pretende-se, através do testemunho de
casais experientes, desmistificar
alguns dos problemas
da vida em casal e mostrar
a importância do diálogo."

Estes cursos contam também com a presença de um sacerdote, cuja tarefa principal é explicar a diferença entre um casamento religioso e um casamento não religioso, para que a celebração na igreja não se limite a uma questão de moda ou “fachada”.

  • Assuntos abordados

    1Os CPM’s não são, regra geral, organizados como um curso tradicional, com professores de um lado e alunos do outro.
    2A ideia é criar um espaço de partilha e discussão de temas da vida matrimonial, baseado no testemunho de casais experientes que contam histórias da sua vida conjugal.
    3Temas abordados: desde os problemas típicos em lidar com a família dos noivos/a (sobretudo a sogra!) à falta de tempo, nascimento dos filhos, gestão do dinheiro, diferenças entre homens e mulheres, sexualidade, conciliar vida profissional e familiar, etc.


  • Porque devo fazer um CPM?

    1 Distinguir entre um casamento civil e um casamento católico.
    2 Aprender a dialogar.
    3 Aprender a ultrapassar os problemas.
    4 Ajudar os noivos a conhecerem-se melhor.
    5 Actualmente, para se realizar um casamento católico.
    é obrigatório frequentar um CPM.


Implantados praticamente em todas as Dioceses do País, os CPM’s podem ser feitos apenas durante um fim-de-semana ou em diversos encontros semanais.

  • Para saber as datas e os tipos de cursos existentes, consultar

    1http://www.cpm-portugal.pt
    2http://www.ecclesia.pt/cpm-lis/
    3http://www.cupav.pt


Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com


    Também pode interessar...
  • Dicas de ouro: o que não pode faltar num casamento
    Dicas de ouro: o que não pode faltar num casamento Esta semana as dicas para um casamento de sucesso são da C.H. Festapratodos, empresa especializada na organização de eventos, com larga experiência em tornar o dia de casamento único e inesquecível. Se quer ter um casamento sem que nada falhe, siga as suas dicas.

Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Não são apenas os casamentos temáticos que estão na moda. Os casamentos 2 em 1 também. Casamentos em que a noiva festeja o seu aniversário, como o da Catarina. Casamentos em que os noivos comemoram o seu aniversário ... [Ver o Blog]