Bouquet da noiva e flores

Decoração do casamento por Pimenta da Gama

Faz Festa, decoração e festas, é uma das empresas com maior experiência na organização de eventos. Para além de ter a exclusividade sobre vários espaços de Lisboa e arredores, é considerada uma referência no mercado português.

Pimenta da Gama

Uma das mais prestigiadas empresas de decoração conta-nos alguns segredos de sucesso

Faz Festa, decoração e festas, é uma das empresas com maior experiência na organização de eventos. Para além de ter a exclusividade sobre vários espaços de Lisboa e arredores, é considerada uma referência no mercado português, não só pelo bom gosto, originalidade e criatividade, como pela eficiência do serviço. Com mais de 80 padrões de decoração, marca tendências e rompe a tradição, sem nunca deixar de surpreender, pois criar é o que mais gostam. Pimenta da Gama, aquitecto e responsável pela empresa, fala de tendências e novidades.

P: O que é mais importante para definir o tipo de decoração de um casamento?
R: O espaço, o número de pessoas e a época em que se casam.

P: Quando os noivos não têm nenhuma ideia onde casar, por onde começam?
R: Começamos por mostrar quais os espaços que existem para alugar, até chegarem a um consenso. Depois, é necessário saber se o espaço escolhido está disponível na data pretendida. Quando decoramos o espaço, tentamos adaptá-lo ao que os noivos querem, podem e gostam.

P: E quando têm um espaço próprio?
R: Nesse caso vamos visitar o espaço e tentamos perceber como são os noivos, os seus gostos, se são mais modernos ou clássicos, para além dos aspectos relacionados com o próprio casamento: se é de dia ou de noite, número de convidados, estilo de casamento…Depois disso, mostramos trabalhos feitos, fotografias de festas e acabamos por definir um estilo.

Actualmente, usam-se
cores fortes, encarnados, rosas,
e verdes ácidos."

P: Criam um conceito único para cada festa?
R: Sim…embora se possam usar os mesmos materiais, são sempre colocados de forma diferente, criando uma imagem diferenciadora e única.

Inspiração

P: O que vos inspira a fazer tantas e tão diversas decorações?
R: As pessoas. Tem que haver uma certa dose de psicologia, de sensatez e paciência, e gostar do que se faz. Depois de definida a base da decoração, criamos os ambientes, e aí entram flores, velas, adereços, e tudo o que ajude a decorar um espaço.

P: A base da decoração é o mais importante?
R: Sim, é a partir daí que tudo se define. Tentamos adaptar-nos ao espaço onde estamos inseridos. Ao colocar uma tenda num jardim, é preciso escolher o sítio mais adequado, a vista mais bonita, o enquadramento da fachada da casa, etc. É este jogo de opções que nos permite criar diferentes soluções e nunca deixar de inovar.

P: O que torna um casamento “quente” e acolhedor?
R: Os noivos. Claro que o ambiente, a decoração e o próprio local pode influenciar, mas o mais importante é a disposição das pessoas.

Depois de definida a base da decoração
criamos os ambientes, e aí entram flores, velas,
adereços, e tudo o que ajude a decorar um espaço."

P: Existe uma tendência para a decoração de festas de casamento?
R: Criam-se modas em todas as épocas. Actualmente usam-se cores mais fortes, desde encarnados, a rosas, verdes ácidos... Mas, se por um lado há mais utilização da cor, a decoração é também mais clean (acabou-se o estilo barroco). Além disso, aproveita-se mais a luz, misturam-se elementos como água, transparecias, vidros…

Casamento Exterior ou Interior

P: Um casamento exterior e interior requer estilos diferentes. Existem regras para um e para outro?
R: Um espaço interior tem que estar adaptado ao meio envolvente. Não podemos chegar a um convento ou a um palácio do século XVIII cheio de azulejos, e decorá-lo de uma forma muito moderna. Deverá ser clean e simples, sem chocar com o ambiente á volta. No exterior, devemos ter em atenção a natureza.

P: O que mais vos inspira?
R: O sitio da festa, o estilo da noiva, e o gosto dos noivos. Depois disso, as ideias começam a nascer.

Ideias de Decorações

P: Exemplos de decorações que goste de fazer?
R: Gosto de conjugar uma cor neutra com uma cor forte. Recentemente, decorei um casamento baseado em tons rosas fuccia e rosa velho, com cadeiras pintadas a preto, cochins pretos e pratos com marcadores pretos. Os centros de mesa eram feitos à base de hortenses, rosas rochas e lilás forte, iluminados com velas. Havia ainda uma grande trepadeira em rosas, e uma mata à volta toda iluminada. Neste caso, aproveitei as cores natureza (rosa) e misturei com preto.

P: É preciso gastar muito dinheiro para fazer coisas bonitas?
R: Tudo custa dinheiro, mas hoje em dia temos muitas hipóteses de fazer coisas diferentes e giras. Aproveitamos sempre o material que existe, embora cada decoração seja única.

Numa festa o ambiente deve
ser tranquilizador e não agressivo."

P: É possível inovar em todos os casamento?
R: As cores, as texturas dos tecidos, a forma como se coloca a tenda, o modelo da própria tenda (que embora sejam todas desenhadas por nós, são sempre adaptadas a cada espaço). Nos centros de mesa usamos muitas vezes velas pois além de criar um ambiente acolhedor reflecte uma luz bonita na cara das senhoras. Numa festa o ambiente deve ser tranquilizador e não agressivo.

P: Os casamentos são hoje mais arrojados ou há tendência para a simplificação?
R: As pessoas querem ser diferentes.

P: Quanto tempo antes os noivos devem contratar a “Faz Festa”?
R: Entre um ano a seis meses, ou menos, pois tudo se faz. O problema é conseguir alugar um espaço, aí sim, tem que haver antecedência.

Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com


    Também pode interessar...
  • Decoração do casamento
    Decoração do casamento A decoração de um casamento e as flores são o elemento principal de decoração e diferenciação de uma festa de casamento, tanto na igreja como no local onde se realiza o copo de água. As flores tornam o ambiente acolhedor e distinto, e permitem personalizar o espaço ao gosto dos noivos. A decoração marca o tom da festa e a sua originalidade. Veja as propostas do Casamentoclick. Siga as tendências e escolha já a melhor proposta.

Tudo o que necessita para realizar seu casamento.

MAIS DE 2.000 FORNECEDORES


Newsletter no seu email


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Os vestidos de noiva com franjas inspirados nos anos 20 prometem fazer sensação em 2015. À semelhança de outras marcas espanholas como Rosa Clará ou YolanCris, a Pronovias também apostou nesta tendência. Fiquem com ... [Ver o Blog]